A castração de gatos machos é um procedimento cirúrgico bastante comum. Esta cirurgia, também chamada de orquiectomia, é realizada como um controle de natalidade ou por outras razões, como tratamento de certas doenças ou problemas comportamentais. No entanto, muitos donos de gatos sofrem aflição na hora de decidir se devem submeter seu gato à castração. Estas são as principais informações que você precisa saber.
O que é castração em gatos machos?
A castração e orquiectomia é uma cirurgia realizada em gatos machos, para remover os testículos. É uma das cirurgias mais comuns em gatos. É usualmente indicada no controle de natalidade, embora também existam outras razões para a cirurgia, como tratamento e prevenção de certas doenças e problemas comportamentais.
Como funciona?
O veterinário irá primeiramente realizar exames pré-operatórios, para checar o estado de saúde geral do animal e garantir que o gato macho esteja apto para a cirurgia. Durante a cirurgia, uma incisão é realizada na região entre a bolsa escrotal e o testículo, dando acesso ao órgão. O testículo é excluído e a incisão é suturada na região. O procedimento é considerado seguro e muitos gatos recuperam-se em apenas alguns dias.
Vantagens da castração de gatos machos
- O risco de desenvolvimento de tumor de testículo diminui drasticamente.
- O risco de doenças infecciosas tais como a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina) é reduzido.
- O gato macho deixa de ser agressivo e mais tranquilo.
- Redução das marcações urinárias.
- A retirada dos testículos impede o crescimento de cistos nos órgãos reprodutivos.
A castração cirúrgica de gatos machos é segura e traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos felinos. Se você é um dono de gato e está pensando em realizar a cirurgia, procure um veterinário de confiança para esclarecer as suas dúvidas. Na Ease Pet você encontra todas as soluções que você precisa para o bem-estar do seu melhor amigo. Faça já uma cotação e encontre o melhor produto para você!