A castração de gatos é um procedimento cirúrgico que visa retirar as gonadas dos animais, evitando a sua reprodução. Atualmente, é realizado devido à grande quantidade de animais abandonados, uma vez que o controle populacional é necessário para evitar um aumento ainda maior dos animais de rua.
O que é a castração de gatos?
A castração de gatos é um procedimento cirúrgico realizado para retirar as gonadas, tanto no macho quanto na fêmea, com o objetivo de evitar a reprodução. Durante o procedimento, os ovários e os testículos são retirados, impedindo que o animal produza hormônios sexuais e, assim, prevenindo a gestação e a fertilização.
Como funciona a castração de gatos?
A castração de gatos é um procedimento relativamente simples, que não oferece riscos para o animal. O veterinário faz uma anestesia local para ausentar qualquer dor, seguida pela retirada dos ovários e dos testículos. Após a retirada, os tecidos são costurados e o animal já pode ficar em casa no mesmo dia.
Vantagens da castração de gatos:
- Controla a população de gatos: a castração impede a reprodução e, assim, evita que haja mais animais abandonados.
- Previne doenças: a castração reduz o risco de tumores de mama e de próstata, assim como de infecções no trato reprodutivo.
- Diminui o cio: com o controle das glândulas sexuais, o gato não entrará em cio e não sentirá a necessidade de marcar território, evitando ruídos incômodos e cheiros desagradáveis.
- Reduz o medo: com a castração, o gato não sente o impulso de procurar parceiros sexuais e, assim, não correrá para fora de casa e não passará por situações de perigo.
A castração é uma das formas mais eficazes para controle dos gatos abandonados. Se você tem um bichano em casa, a castração é sempre uma boa opção para que ele viva uma vida saudável e feliz. Para entender mais sobre essa e outras melhorias em seu lar, e ter um conforto extra, entre em contato com a Ease Pet. Com Clínica Veterinária, você terá todos os benefícios para o bem-estar de seu pet.