A castração em cadelas é um procedimento cirúrgico considerado comum para prevenir doenças ginecológicas e mamárias. Ela também ajuda a controlar o tamanho da população canina, já que a fêmea não produzirá mais filhotes. Além disso, a castração é importante para controlar a agressividade de cachorros machos.
O que é a castração em cadelas?
A castração em cadelas é um procedimento cirúrgico que remove os ovários e útero da cadela, o que impede que ela entre em cio. O macho se torna incapaz de fecundar, mas ainda tem o comportamento dominante de um cão adulto. A castração é um procedimento relativamente simples, realizado por um veterinário e geralmente é recomendada para cadelas com pelo menos seis meses de idade.
Como funciona?
O procedimento cirúrgico para castração em cadelas normalmente é realizado com anestesia geral, e o veterinário remove os ovários e o útero da cadela. Depois da cirurgia, a cadela deverá se recuperar em casa com um cuidado adequado. Dor e inchaço ao redor da área operada, bem como dor e desconforto na região da incisão, são normais e são geralmente controlados com medicamentos prescritos pelo veterinário.
Vantagens da castração em cadelas
- Evita doenças ginecológicas: As doenças do sistema reprodutivo sofridas por cadelas podem ser evitadas com a castração. Diminui o risco de câncer: O risco de câncer de mama e útero pode ser reduzido com a castração. Manutenção de tamanho da população: A castração impede que a cadela produza filhotes, ajudando assim a controlar o tamanho da população canina.
- Evita comportamentos agressivos: A castração também é importante para controlar a agressividade em machos.
A castração em cadelas é uma maneira segura de prevenir doenças e comportamentos indesejáveis, além de ser uma maneira de manter o tamanho da população canina controlado. Se você está considerando fazer o procedimento para a sua cadela, não hesite em contatar a Ease Pet especializada no segmento de Clínica Veterinária, eles poderão ajudar você nessa decisão.