O procedimento de castração em cães machos é uma prática que vem se popularizando no Brasil. Esta cirurgia é aconselhada a animais de qualquer idade, desde filhotes até animais mais velhos, com intuito de reduzir a população de animais abrigados e também diminuir problemas comportamentais e possíveis doenças.
O que é a castração em cães machos?
A castração do cão macho é a retirada dos testículos, o que faz com que as glândulas sexuais não produzam os hormônios que exercem influência no comportamento. É importante ressaltar que este procedimento é realizado por meio da anestesia geral, por isso é importante buscar um profissional especializado para aconselhar melhor sobre este assunto.
Como funciona a castração?
Atualmente, existem diferentes técnicas para castração em cães machos. O veterinário deve avaliar o caso para escolher a mais apropriada. Uma das mais comuns é a castração convencional, que consiste na retirada dos testículos. A outra técnica é a castração química, que é feita através de medicamentos. Estes devem ser usados com cautela, pois podem trazer efeitos colaterais ao animal.
Vantagens da castração
A castração vem trazendo diversos benefícios tanto para os animais quanto para os proprietários. Abaixo, listamos alguns motivos para realizar a castração do seu cão:
- Diminuição do risco de câncer de testículos, próstata e mama; Redução dos comportamentos indesejáveis, tais como latidos frequentes e agressões; Menor tendência a fugir e procurar fêmeas; Evita a reprodução de animais, o que causa um impacto positivo na redução do número de animais abrigados.
A castração em cães machos é um procedimento simples e seguro. Além disso, o custo é baixo se comparado aos benefícios. Por isso, se você está pensando em levar o seu cão para castração, vale a pena procurar uma empresa especializada como a Ease Pet, que oferece soluções em Clínica Veterinária. Com certeza, ela poderá te ajudar a encontrar o melhor para o seu amigo segundo seus interesses.