A castração é uma prática muito recomendada para animais de estimação que possuem comportamentos problemáticos ou relacionados a reprodução. Quando falamos em castração em gata, trata-se de uma cirurgia que tem como objetivo retirar os ovários e útero da felina, estabilizando assim o seu comportamento e abaixando o seu instinto reprodutivo.
O que é a Castração em Gata?
A castração em gata consiste em uma cirurgia de baixo risco que visa a remoção dos órgãos reprodutivos da felina, sendo considerada como o método mais confiável para prevenir gravidezes indesejadas e comportamentos problemáticos. Ela também serve para diminuir o intenso miado dos gatos, que é muito comum para felinos do sexo feminino.
Como funciona a castração em gata?
A castração em gata consiste em uma intervenção cirúrgica feita em um animal de estimação a fim de eliminar os órgãos sexuais da gata, de modo a diminuir sua atração ao sexo oposto. Ela não define o sexo da gata, mas serve para evitar comportamentos instintivos de acasalamento, como marcação de território, miados constantes e até mesmo o seu contínuo fogo da coleira.
Vantagens de realizar a castração em gata
A castração em gata oferece muitas vantagens aos felinos, entre elas:
- Evitar gravidezes indesejadas: Com a castração, é possível reduzir a quantidade de animais de rua e evitar doenças como tumores nos órgãos reprodutivos. Prevenir doenças: A castração em gatas previne problemas ginecológicos e infecções bacterianas que podem ser fatais para elas. Diminuir o risco de FIV e FeLV: Estas doenças são comuns em gatos selvagens, é possível evitá-las com a castração. Evitar miados constantes: Por não sofrerem tanto com o impulso reprodutivo, elas tendem a miar menos quando não estão no cio.
A castração em gata deve ser realizada somente por profissionais qualificados e com experiencia, por isso, conte com a Ease Pet que é especializada no segmento Clínica Veterinária. Programe já a sua cotação!